Ao todo, cerca de 9 milhões de beneficiários estão nessa situação e poderão solicitar o reembolso do INSS a partir desta quarta-feira (14).
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que sofreram descontos de associações ou sindicatos sem autorização começam a ser notificados nesta terça-feira (13) por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Como será o Reembolso do INSS?
Assim que acessarem o Meu INSS, os segurados verão uma notificação automática, com instruções para confirmar se o desconto foi mesmo indevido. Caso não reconheçam a cobrança, poderão solicitar o reembolso do inss para que seja feita a devolução do valor diretamente pela plataforma, sem necessidade de apresentar documentos ou preencher formulários. O ressarcimento será depositado na mesma conta bancária em que o benefício é pago.

Para que o Reembolso do INSS ocorra, as entidades responsáveis pelos descontos terão 15 dias úteis para comprovar a regularidade ou efetuar a devolução ao INSS, que então repassará os valores aos beneficiários. O reembolso do INSS será feito entre os dias 26 de maio e 6 de junho, referentes a descontos feitos nas folhas de pagamento de abril.
Fraude bilionária
A operação que revelou as fraudes foi deflagrada em 23 de abril, após o fechamento da folha de pagamento. Segundo as investigações, um esquema nacional aplicou descontos indevidos que somam R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, principalmente em aposentadorias e pensões.
O montante já identificado como passível de devolução e Reembolso do INSS nesta primeira fase é de R$ 292,7 milhões.
Como identificar descontos irregulares
- Acesse o site ou app Meu INSS com login e senha.
- Vá até a opção “Consultar Benefício” e clique em “Extrato de Pagamento”.
- Escolha o mês desejado (por padrão, aparecem os dois últimos).
- Verifique se há algum valor descontado de forma suspeita.
Alerta contra golpes
Reembolso do INSS de Forma Segura

Com a finalidade de evitar fraudes e golpes no procedimento de Reembolso do INSS, a instituição informa que toda a comunicação será pelo aplicativo Meu INSS, e se o beneficiário preferir, poderá entrar em contato pelo telefone 135 para falar sobre o Reembolso do INSS ou assuntos relacionados.
O INSS reforça que o contato com os beneficiários será feito apenas pelo aplicativo ou site Meu INSS. Não haverá ligações, mensagens de SMS ou WhatsApp. Em caso de dúvida, o segurado pode entrar em contato com a central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Cronograma
08 de maio: INSS notificou 27 milhões de segurados que não tiveram desconto indevido.
13 de maio: Começam as notificações para os 9 milhões que tiveram descontos suspeitos.
14 de maio: Liberação do pedido de reembolso do INSS pelo Meu INSS ou telefone 135.
Esse é mais um passo do governo para garantir a proteção dos beneficiários do INSS e combater fraudes sistêmicas que vinham afetando milhões de brasileiros.
Artigos Sugeridos
- Como Consultar o Extrato do INSS e Identificar Descontos Indevidos
- Possível Maior Fraude no INSS Desde a Década de 1990, Apontam Especialistas
- Como era o esquema bilionário de fraudes no INSS
Você gostaria que algum conteúdo fosse publicado no site?
Blumenau Brasil Comércio Curiosidade Economia Emprego Internet Lazer Notícias Perfumaria Política Produtos Religião Santa Catarina Saúde Serviços Tecnologia
Ambiente Automóveis Chikungunya Clima Cultura Dicas Doenças Eleições Esporte Finanças Indústrias INSS Internet Lazer Lei Marketing Mundo Odontologia Oktoberfest Parques Pecuária Polícia Site STF Utilidades Vagas